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Abril 2016
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Fomos efetivamente feitos para nos mexermos!

O exercício físico regular não constitui apenas uma forma de controlar o peso mas sim uma atividade essencial a integrar na vida de cada um de nós de modo a manter o equilíbrio e vitalidade de todo o organismo, incluindo os sistemas circulatório, respiratório, linfático, imunitário, nervoso, hormonal e músculo-esquelético...

No passado dia 6 de abril celebramos o Dia Mundial da Atividade Física. O sedentarismo, caracterizado pela falta de exercício físico e a pela falta de atividade física nas tarefas do dia-a-dia em muito tem contribuído para a degradação da saúde de uma forma generalizada. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso.

Como inquestionável pilar de saúde na vida de todos nós, o exercício físico dever ser estimulado desde a mais tenra idade de modo a criar no organismo um hábito inserido no estilo de vida. O nosso corpo foi geneticamente programado para funcionar melhor quando recebe estímulos de movimento físico. Todas as suas funções acontecem com menos desgaste para os órgãos quando se trata de pessoas ativas. Apesar de se observar hoje em dia uma crescente cultura de ginásios, jogging e ciclismo, ainda muito há a fazer para estimular a população a mexer-se mais.

O exercício físico regular não constitui apenas uma forma de controlar o peso mas sim uma atividade essencial a integrar na vida de cada um de nós de modo a manter o equilíbrio e vitalidade de todo o organismo, incluindo os sistemas circulatório, respiratório, linfático, imunitário, nervoso, hormonal e músculo-esquelético. A atividade física contribui para uma otimização do metabolismo, qualidade de sono, capacidades motoras, alinhamento postural, densidade óssea, bem-estar integral e prevenção de doenças tais como a depressão, hipertensão arterial, obesidade, diabetes, colesterol e enfarte do miocárdio.

Para estar em plena forma, o ideal será haver uma combinação entre o treino aeróbico, reforço muscular e alongamentos. A frequência, intensidade e duração de cada modalidade vai depender do grau de atividade e condicionamento físico. Caso haja uma vida sedentária, o treino físico deve ser introduzido de forma gradual. Escolher uma forma de exercício físico prazerosa é absolutamente fundamental de modo a que haja uma boa assiduidade e continuação da mesma.

O sedentarismo leva a uma maior acumulação de toxinas, menor oxigenação e diminuição do sistema imunitário. Para quem não conseguiu ainda introduzir nas suas vidas uma prática regular de exercício físico, ou mesmo se pratica mas quer ajudar o seu organismo ainda mais, sugerimos então os seguintes Sais de Schussler:

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Sal nº 3 – Ferrum phosphoricum

Aumenta a oxigenação.

1 comprimido 3 X dia sublingual fora das refeições

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Sal nº 7 – Magnesium phosphoricum

Melhora a saúde muscular e aumenta a imunidade

1 comprimido 3 X dia sublingual fora das refeições

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A Homeopatia na EU...
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A Echamp (European Coalition on Homeopathic & Anthroposophic Medicinal Products) publicou o seu relatório:

Entre 2010 e 2013 na UE, a venda de produtos homeopáticos aumentou 19.5%, ou seja aproximadamente 6.5% ao ano.

Dentro da UE, existem 4 “grandes” mercados. A França representa o maior mercado europeu (33%), seguido pela Alemanha (27%), Itália (13%) e Espanha (5%). Os restantes paises europeus constituem 22%.

Os dados mais recentes indicam um consumo crescente de produtos homeopáticos porque:
- não há praticamente efeitos secundários
- há boa tolerabilidade
- é adequado para crianças
- é eficaz
- é seguro durante a gravidez.

Quem são os maiores utilizadores?
- mulheres (75%) vs homens(25%)
- idade média ± 47 anos
- doentes crónicos (60%) vs doentes agudos (40%).

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As alergias da Primavera...

A dificuldade em oxigenar o corpo como consequência de um quadro de rinite ou sinusite pode também condicionar a prática de exercício físico. Quem tem uma base alérgica à nascença, passa por fases do ano em que esta se manifesta mais do que outros. A atual estação do ano - a Primavera - é pautada pela libertação de pólenes das árvores o que leva a que uma grande parte das pessoas alérgicas tenham os seus sintomas a surgirem ou a agravarem-se.

Existe na gama de medicamentos homeopáticos o spray nasal - Luffaspray Nasentropfen, capaz de ajudar a diminuir sintomas como:

  • Espirros
  • Congestão nasal
  • Pingo no nariz
  • Prurido nasal
  • Lacrimejo
  • Prurido ocular
  • Tosse, pieira, cansaço
  • Broncoconstrição, falta de ar
  • Produção de muco
  • Inflamação crónica
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Luffaspray

Diminui os sintomas alérgicos.

Crianças entre 2 a 11 anos de idade: 1 instilação em cada narina, 2-3 vezes ao dia
Crianças com 12 anos e mais: 1-2 instilações em cada narina 2-3 vezes ao dia.

Antes de cada aplicação do Luffa Nasentropfen, deve assoar bem o nariz.

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Quer algumas sugestões para a manutenção de uma atividade física diária?

- Abdicar do elevador usando as escadas.

- Se possível utilizar a bicicleta como meio de transporte. Como opção estacionar o carro o mais longe possível ou sair na estação de autocarro antes do destino.

- Fazer pausas durante o trabalho para levantar, alongar e se possível caminhar.

- Após o almoço fazer uma caminhada.

- Dançar, mesmo que sozinho em casa!

- Reduzir o tempo de sofá em frente à televisão ou o tempo que passa em frente ao computador.

- Usar um pedómetro que monitorize os passos que se dão por dia. Em geral considera-se que um adulto saudável que dê menos que 5 000 passos por dia corresponde a uma vida sedentária, entre 5 000 e 7 500 uma baixa atividade, 7 500 a 10 000 moderadamente ativo, 10 000 a 12 500 ativo e mais de 12 500 passos muito ativo.

- Mexa-se sempre que tiver oportunidade!

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