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Maio 2016
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Um dos grandes problemas alimentares do nosso século é claramente o consumo de açúcar e todos os alimentos que o contêm...

É muito importante saber fazer a distinção entre açúcares adicionados e açúcares que ocorrem naturalmente nos alimentos como as frutas e os legumes. Estes são alimentos saudáveis que contêm água, fibra e vários micronutrientes. Os açúcares adicionados são aqueles que são acrescentados aos alimentos.

Para termos uma ideia do aumento drástico no nosso consumo de açúcar: em 1822 uma pessoa consumia em média 2,9kg de açúcar/ano, ao passo que em 1999 uma pessoa consumiu em média 48,8kg de açúcar/ano.

Em 2015, a Organização Mundial de Saúde(OMS) lançou um alerta sobre os riscos do consumo excessivo de açúcar. As recomendações indicam que o consumo de açúcares simples adicionados à nossa alimentação deve estar abaixo dos 10% da energia consumida diariamente. Ou seja 50gr/dia o que equivale a 12 colheres de chá de açúcar. De preferência deveriamos aproximar-nos dos 5%. Isto quer dizer que o total diário de açúcar adicionado aos alimentos ( croissants, sumos, sobremesas, cereais de pequeno-almoço etc.) não deveria ultrapassar as 6 colheres de chá de açúcar. Para pormos isto em perspetiva:

- um pouco menos do que 2 barras de chocolate de tamanho médio contêm 50gr de açúcar
- um pouco menos do que 6 doses de cereais de pequeno-almoço (cada dose = 30g) contêm 50gr de açúcar
- 5 colheres de sopa de Nutella contêm 50gr de açúcar.

Segundo a OMS, as crianças portuguesas aproximam o seu consumo de açúcar aos 25% da sua energia ingerida diariamente, 5 vezes acima dos 5% ideais. As crianças que consomem quantidades elevadas de açúcar têm maior probabilidade de serem obesas e de sofrerem de problemas dentários.

Podemos efetivamente encontrar o açúcar em diversos alimentos e produtos alimentares tais como:

ktb Refrigerantes e sumos processados
ktb Doces e bolos
ktb Fruta enlatada
ktb Gelados
ktb Massas e pão
ktb Iogurtes com aroma
ktb Cereais adoçados
ktb Molhos
ktb Alimentos dietéticos ou “light”

As potenciais consequências negativas para a saúde associadas ao consumo do açúcar são múltiplas e o cancro, doença tão disseminada hoje em dia, é uma delas. Todo o excesso de açúcar consumido transforma-se em gordura saturada que aumenta a carga de carcinogéneos no organismo. O açúcar também contribui para o cancro de outro modo: acidifica o pH e suprime a resposta imunológica, impedindo a produção de anticorpos. Os amidos de milho, batata e arroz têm o mesmo efeito. Para termos uma ideia alargada das potenciais consequências do excesso de consumo de açúcar enumeramos as principais condições patológicas:

ktb Diabetes
ktb Imunodepressão
ktb Doença oncológica
ktb Deficiências nutricionais
ktb Obesidade
ktb Alergias
ktb Infeções respiratórias recorrentes
ktb Cefaleias
ktb Cansaço
ktb Ansiedade
ktb Hiperatividade
ktb Depressão
ktb Candidíases recorrentes

O açúcar é uma fonte de calorias vazias, não acrescenta valor nutricional e tem em contrapartida todos os malefícios descritos. É uma questão também educacional que terá de começar pelas idades mais jovens, de bebé mesmo. Os pais devem começar a ter a consciência de que deverão diminuir o consumo de açúcares que dão aos seus bebés e crianças pequenas de modo a não criar a dependência gustativa por este sabor. Os alimentos amargos, prébioticos e sementes podem ajudar a não criar a adição ao açúcar e mesmo a quebrá-la.

Sugerimos então o consumo dos seguintes alimentos de modo a ajudar no combate à adição do açúcar:

ktb Tempeh
ktb Sopa de Miso
ktb Pickles
ktb Infusões naturais (sem açúcar!)
ktb Sementes de cânhamo
ktb Bolachas de arroz (sem sal)
ktb Iogurtes de cabra (para os mais tolerantes à lactose)

Numa perspetiva de saúde global aconselhamos a diminuição de açúcar para quantidades aceitáveis cujas consequências para a saúde sejam nulas. Para os que estão num processo de redução do consumo de açúcar ou que queiram iniciá-lo, aconselhamos os seguintes Sais de Schussler durante um período de 6 meses:

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Sal nº 1

Combate a cárie. Fortalecimento dos ossos e dentes

1 comprimido sub-lingual 3 X /dia

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Sal nº 5

Reduz a ansiedade.

1 comprimido sub-lingual 3X/dia

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Sal nº 9

Alcalinização do pH celular.

1 comprimido sublingual 3 X / dia

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Nova proposta em cima da mesa!
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A Direcção-Geral da Saúde (DGS) entregou em janeiro 2016 esta proposta "revolucionária" no Ministério de Saúde: a ideia é reduzir para metade ou menos de metade (dos actuais 8 grs para apenas 3-4 grs) a quantidade de açúcar das embalagens individuais (saquetas) servidas na restauração e tornar obrigatório que estes pacotes apenas sejam disponibilizados aos clientes se o pedirem expressamente.

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Confiance

1 comprimido/dia após o pequeno-almoço

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A menopausa representa todo um novo cenário hormonal para a mulher. Alterações a vários níveis acontecem no seu organismo com a queda de hormonas. Os sintomas da menopausa incluem aspetos físicos, como afrontamentos – uma insuportável sensação de calor, vermelhidão e muitas vezes transpiração – suores noturnos, insónias, cansaço, dores de cabeça, esquecimento, pele seca e aumento de peso. Também podem surgir problemas emocionais como ansiedade, depressão, mudanças de humor ou vontade de chorar.

Se esta já é uma fase complexa a vários níveis para a mulher, então lidar com esta fase observando o seu peso a aumentar pior será. Acontece que na menopausa dão-se alterações metabólicas reduzindo a capacidade de lidar com alimentos com mais calorias como outrora se havia conseguido. A mesma dieta alimentar que mantinha a mulher com um peso saudável, aquando da menopausa tudo pode mudar. Ajustes deverão ser feitos nomeadamente ao nível do consumo dos alimentos com açúcar que são os que mais efeitos têm no aumento de peso.

Uma boa alimentação e suplementação natural assumem um papel soberano uma vez que pode evitar a toma de terapia hormonal de substituição bem como e naturalmente acima de tudo, contrariar os sintomas indesejáveis da menopausa. Através dos ingredientes certos, o organismo conseguirá lidar melhor com estas alterações.

Para ajudarem à manutenção de um peso saudável e de um metabolismo equilibrado sugerimos alimentos como:

ktb Maca (óptima crucífera para o pequeno-almoço que se encontra disponível em pó)
ktb Chá verde (ideal para acompanhar as refeições)

Como suplemento alimentar sugerimos o Confiance® composto pelas vitaminas e minerais necessários a esta fase e capazes de equilibrar os desajustes que a menopausa confere ao corpo da mulher.

Aconselhamos um comprimido ao dia, após uma refeição.

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Sabia que...?

Hoje encontramos açúcar em tudo, desde a pasta de dentes aos molhos de tomate empacotados e processados. Leia com atenção os rótulos. Começando pela listagem de ingredientes, é importante saber que ela está disposta por ordem decrescente, ou seja os ingredientes que aparecem em primeiro lugar são aqueles que existem em maior quantidade no alimento em causa. Como tal, evitar alimentos (ou melhor dizendo em alguns casos, produtos alimentares), que possuem no topo da lista os açúcares nas suas variadas designações. Há que procurar por:

- xarope de milho
- dextrose
- maltose
- glicose
- açúcar invertido
- sacarose
- xarope de glucose
- sumo de fruta concentrado
- melaço ou
- frutose.

O seu consumo em excesso pode resultar na redução da ingestão de alimentos de elevado valor nutricional e no aumento da ingestão energética total, promovendo uma alimentação desequilibrada, o ganho de peso e o aumento do risco de desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis – como a obesidade, diabetes mellitus tipo 2 e dislipidemias.

Será então mais fácil evitar os alimentos que é certo possuírem estes ingredientes (cereais açucarados, bolos, bolachas, refrigerantes, batatas fritas e "snacks" semelhantes) do que levar uma lupa para o hipermercado...!

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