Newsletter

   
KTB
show/hide Cesto de Compras (0 items)

Acne - Newsletter nº13

20/03/2013

 
KTB
KTB
KTB
KTB
Março 2013

KTB
Adolescência e sonhos...
Adolescente
A alegria de viver,
O prazer de saber...
Vida de adolescente
como uma estrela cadente,
passa como um foguete
mas deixa no coração...
um sentimento crescente!
Deborah Mece


KTB A Acne é uma doença de folículos sebáceos caracterizada pelo aparecimento de borbulhas (comedões) inflamadas e dolorosas na face, costas e ombros. Afecta principalmente adolescentes, mas pode persistir até aos 30 anos, principalmente em mulheres.

3 em cada 4 adolescentes desenvolvem algum tipo de acne em algum momento da sua vida, prevalecendo mais nas raparigas entre os 14 e os 17 anos e nos rapazes entre os 16 e 19 anos.

Este é um problema que, apesar de ser muito comum, não deverá ser menosprezado. O aparecimento de borbulhas grandes e vermelhas que alteram o aspeto exterior do indivíduo, pode ter muitas implicações a nível emocional.

KTB A adolescência é uma fase em que a aparência física assume uma grande importância especialmente a nível emocional e a acne, especialmente em casos mais graves, tem a capacidade de tornar a aparência pouco desejável e atractiva. Isto leva a que o adolescente sinta uma maior dificuldade em se inserir num meio social e criar o seu círculo de amigos devido a uma quebra na sua autoestima e autoconfiança. Nestas situações a família adquire um papel fundamental dado que pode detectar possíveis consequências que se estejam a desenvolver e assim ajudar na sua resolução.

A acne é caracterizada por uma variedade de lesões que indicam vários graus de severidade da doença podendo ser inflamatória ou não inflamatória.

A acne não inflamatória é caracterizada pela existência de comedões (borbulhas). Os comedões fechados (pontos brancos) ocorrem quando o sebo e as bactérias ficam aprisionados sob a superfície da pele. Aparecem como pequenos pontos brancos ou podem ser tão pequenos que são invisíveis a olho nu. Os comedões abertos (pontos negros) ocorrem quando o poro se abre para a superfície e o sebo, que contém melanina, oxida e ganha uma coloração cinzenta/preta.

KTB A acne inflamatória tem uma série de lesões características. As pápulas aparecem quando há uma falha na parede folicular. Ocorre uma acumulação de células inflamatórias, o poro fica inflamado e as pústulas formam-se vários dias depois, quando as células inflamatórias alcançam a superfície da pele formando pus. Os nódulos formam-se quando um folículo quebra no fundo: pode ocorrer um colapso total, causando um grande inchaço e inflamação que pode ser doloroso ao toque. Por vezes uma reação inflamatória severa pode resultar em grandes lesões com uma grande quantidade de pus assumindo o nome de quistos. Estes têm tendência para formar cicatrizes e ao toque parecem nódulos flutuantes.

A causa para o aparecimento de borbulhas é desconhecida. O processo pelo qual há o desenvolvimento de uma borbulha é altamente complexo. Apesar de se saber que um poro colapsa e bloqueia a saída do sebo, não se sabe ao certo o porquê deste processo ocorrer numa glândula sebácea e não noutra. No entanto existem vários factores que predispõem um individuo ao aparecimento de acne:
  • Idade (durante a puberdade ocorrem várias alterações hormonais);
  • Sexo (os homens têm maior predisposição ao desenvolvimento de acne);
  • Doenças (distúrbios hormonais associados);
  • Hereditariedade;
  • Alterações hormonais (mulheres em fase de menstruação);
  • Dieta alimentar;
  • Medicamentos químicos sintetizados.
Sensibilizada para este assunto tão importante e delicado, a KTB apresenta o seguinte protocolo terapêutico direcionado ao jovem adolescente:

Sais de Schussler
Sal nº 4 Kalium Chloratum
Útil no Acne do adolescente. Estados inflamatórios com a presença de pus branco.
Posologia: 2 comprimidos antes do pequeno-almoço
saiba mais
Sais de Schussler
Sal nº 9 Natrium Phosphoricum
Neutraliza a condição de acidez que permite o desenvolvimento do Acne.
Posologia: 2 comprimidos antes do almoço.
saiba mais
Sais de Schussler
Sal nº 11 Silicea
Acnes supurativas com pústulas purulentas. Cicatrizante e reparador da pele.
Posologia: 2 comprimidos antes do jantar.
saiba mais

Nota: O protocolo terapêutico deverá ser feito durante 6 meses.

KTB
Como complemento aos Sais de Schussler, aconselhamos:
  • Lavagem suave das áreas afetadas uma ou duas vezes por dia.
  • Evitar o uso de agentes abrasivos.
  • Não usar o cabelo sobre a cara.
  • Fazer uma dieta equilibrada evitando alimentos processados, açúcares e carne vermelha, lácteos e todos os possíveis alimentos alérgenos.
  • Não espremer as borbulhas.
  • Reduzir os níveis de stress.

Já que estamos no tema da adolescência, vamos também falar sobre o início do ritual de barbear para muitos rapazes...

Para quem já sofre de acne, o barbear torna-se um sofrimento. Com isso em mente, deixamos aqui uma sugestão: o Total Shaving Solution.

KTB O Total Shaving Solution é um óleo de barbear, formulado para amolecer, hidratar, acondicionar, limpar e proteger a sua pele quando se barbeia, deixando-a suave e com uma sensação de frescura. Este produto é composto por óleos essenciais que vão diminuir a irritação, o desconforto e o vermelhidão do qual os homens ( e adolecentes) normalmente sofrem após o barbear.

Total Shaving Solution é um produto natural e não contem sabão, álcool, sais, corantes artificiais ou propelentes.

Uma embalagem com 10ml durará em média três meses, para um homem que se barbeie diariamente, usando apenas três gotas por dia.

Experimente: a sua pele agradece!!!

Caso não tenha recebido alguma das nossas Newsletters anteriores, não há problema... visite-nos em: www.ktb.pt/newsletters.aspx


KTB
A KTB tem o prazer de informar que vamos dar início a um novo ciclo de formações, desta vez sobre a Linha Pediátrica mamanatura® da DHU. A primeira formação está agendada para o próximo dia 18 de maio em Lisboa. Caso queira estar presente, por favor contacte-nos quanto antes, para assegurar o seu lugar, através de: Tel: 21 418 8407 ou por e-mail: info@ktb.pt.

Aproveitamos para vos convidar a visitar a nossa página de Facebook da Linha mamantura® DHU em:
http://www.facebook.com/mamanatura.pt
KTB
KTB
KTB
KTB
Morada Estrada Nacional 249/1 Edifício SKF, Lote 1, Casal de Alfragide
2720-413 Amadora
Telefone (+351) 214 188 407 / 214 177 672 Telemóvel (+351) 91 439 62 67
Fax (+351) 214 188 409 E-mail info@ktb.pt Site http://www.ktb.pt
KTB
KTB
KTB  
© 2013 - KTB. Todos os direitos reservados.

Arquivo de Newsletters

MenteCorpoSaúde

Adoçantes artificiais

Adoçantes artificiais

Estudos clínicos demonstraram que os adoçantes artificiais estimulam o apetite, aumentam o desejo de ingerir hidratos de carbono e produzem uma varidedade de disfunções metabólicas que promovem a acumulação de gordura e o aumento de peso.

ler mais »

Newsletter do mês

Polimedicação - Newsletter nº53

Polimedicação - Newsletter nº53

Vivemos hoje em dia um enorme e arriscado problema de polimedicação, também conhecido como a “doença do saco”.

ler mais »