Newsletter

   
KTB
show/hide Cesto de Compras (0 items)

Retenção de líquidos - Newsletter nº16

19/06/2013

 
KTB
KTB
KTB
KTB
Junho 2013

KTB
Os líquidos corporais representam em média 60% da constituição do organismo humano. Em boas circunstâncias de saúde, estes líquidos estão distribuídos de uma forma equilibrada por diferentes tecidos, estando uma parte contida no sangue, outra no interior das células (líquido intracelular) e uma outra no exterior das células (líquido extracelular).

Este equilíbrio na distribuição dos líquidos orgânicos é designado por homeostase e é assegurado por mecanismos fisiológicos do próprio organismo.


Existem vários fatores que podem comprometer este equilíbrio, tais como:
  • Desordens hormonais,
  • Carências nutricionais,
  • Estar muito tempo na mesma posição (de pé ou sentado)
  • Problemas de circulação
  • Insuficiência ao nível de alguns órgãos

Estes fatores provocarão então a Retenção de Líquidos em determinadas áreas do corpo (edema localizado) ou de uma forma generalizada (edema generalizado).

KTB
As principais causas de retenção de líquidos são:
  • Consumo exagerado de sal,
  • Tensão pré menstrual nas mulheres devido às alterações hormonais que ocorrem antes da menstruação,
  • Doença cardíaca, renal ou hepática,
  • Desnutrição grave,
  • Hipotiroidismo,
  • Obstrução linfática e venosa.

Há ainda medicamentos que promovem a retenção de líquidos, tais como, anti-hipertensivos, anti-depressivos, anticoncepcionais, anti-inflamatórios e corticóides.

Quando se desencadeia um edema, independentemente da localização, este irá dificultar a circulação sanguínea, impedindo a nutrição dos tecidos, o que inevitavelmente provocará problemas no organismo.

O tratamento da retenção de líquidos não dispensa a busca dos fatores causais deste desequilíbrio para que se encontre a solução para resolver este problema de saúde.

Concomitantemente ao diagnóstico, a KTB sugere um protocolo terapêutico que poderá ser utilizado com sucesso na retenção de líquidos:

Sais de Schussler
Sal nº 8 Natrium chloratum
Regula o metabolismo hídrico.
Posologia: 2 comprimidos antes do pequeno-almoço
saiba mais
Sais de Schussler
Sal nº 10 Natrium sulfuricum
Retenção de líquidos com prevalência nos membros inferiores.
Posologia: 2 comprimidos antes do almoço
saiba mais
Sais de Schussler
Sal nº 12 Calcium sulfuricum
Drena as toxinas internas.
Posologia: 2 comprimidos antes do jantar
saiba mais

Existem medidas práticas e simples de alteração de estilo de vida que ajudam a minimizar o edema. Para tal deve-se:

ktb
ktb o consumo de sal principalmente nas refeições feitas depois das 18 horas. Para não perder o sabor dos alimentos com a redução do sal, acrescente algumas ervas frescas ou secas nos pratos: manjericão, alho, cebolinha, alho seco, noz-moscada, pimenta vermelha, canela, gengibre, etc.
ktb o consumo de bebidas alcoólicas
ktb alimentos industrializados, pois quanto mais natural for a alimentação, melhor será a capacidade de drenagem do corpo.
ktb
ktb Melão, melancia, ananás, maracujá, aipo, pepino, bananas, passas, morangos, abóbora, agrião, alface e tomate
ktb Água, de preferência morna.

ktb
Quem sofre de retenção de líquidos deverá praticar exercício físico com regularidade e ainda complementar o seu tratamento com massagens de drenagem linfática.





KTB O organismo necessita de crómio para encaminhar a glucose dos vasos sanguíneos para as células. Se este mecanismo não funcionar correctamente, a quantidade de açúcar que chega às células (onde é transformada em energia) não é suficiente, provocando sintomas como o cansaço e a falta de energia.

Ao corrigir esta disfunção nutricional com um suplemento de crómio, contraria-se a vontade de comer doces, de forma natural e gradual, facilitando a perda de peso. Pequenas quantidades são suficientes para o bom funcionamento do organismo.

O CONFIANCE® é um suplemento alimentar que contém 25µg de crómio. Para além do crómio, contém magnésio e boro, minerais tão importantes para as mulheres a partir dos 40 anos.



KTB
O mês de junho é sinónimo de festas populares e de uma boa sardinhada....
A sardinha não só contém ómega- 3 como fornece ácidos gordos nas suas melhores variantes: o ácido eicosapentaenóico, conhecido como EPA, e o ácido docosa-hexaenóico, o DHA (a título de comparação, vegetais como a linhaça fornecem a gordura como ácido alfa-linolênico. Essa substância é convertida em EPA e DHA graças a enzimas no nosso organismo). Mas essas enzimas nem sempre dão conta do recado, especialmente no caso de idosos. E isso compromete o aproveitamento da tal gordura. Já a sardinha alimenta-se de algas ricas em ácido alfa-linolênico. Assim, esta pequena maravilha tem um benéficio duplo, pronta a ser absorvida por qualquer um, em qualquer situação. No corpo humano, essas gorduras “boas” minimizam a ação nociva de compostos inflamatórios. Dessa forma, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Finalmente, como qualquer peixe que se preze, a sardinha é fonte de proteínas de excelente qualidade, ideal para manter os músculos fortes, e de fósforo, um mineral que participa na mineralização dos ossos.

Portanto, motivos não faltam para se deliciar com uma boa sardinhada!!
KTB
KTB
KTB
KTB
Morada Estrada Nacional 249/1 Edifício SKF, Lote 1, Casal de Alfragide
2720-413 Amadora
Telefone (+351) 214 188 407 / 214 177 672 Telemóvel (+351) 91 439 62 67
Fax (+351) 214 188 409 E-mail info@ktb.pt Site http://www.ktb.pt
KTB
KTB
KTB  
© 2013 - KTB. Todos os direitos reservados.

Arquivo de Newsletters

MenteCorpoSaúde

Adoçantes artificiais

Adoçantes artificiais

Estudos clínicos demonstraram que os adoçantes artificiais estimulam o apetite, aumentam o desejo de ingerir hidratos de carbono e produzem uma varidedade de disfunções metabólicas que promovem a acumulação de gordura e o aumento de peso.

ler mais »

Newsletter do mês

Polimedicação - Newsletter nº53

Polimedicação - Newsletter nº53

Vivemos hoje em dia um enorme e arriscado problema de polimedicação, também conhecido como a “doença do saco”.

ler mais »