Newsletter

   
KTB
show/hide Cesto de Compras (0 items)

Eczema atópico - Newsletter nº26

23/04/2014

 

ktb  
ktb
ktb
ktb
ktb
Abril 2014
ktb

A época Primaveril, apesar de todo o seu encanto, poderá ser uma fase de grande desconforto para todos aqueles que tenham uma tendência alérgica. O Eczema Atópico é uma das complicações que frequentemente surge ou se agrava nesta época do ano, apesar da sua causa não ser necessariamente apenas alérgica.

O Eczema Atópico define-se então por uma inflamação da pele muitas vezes de carácter pruriginoso.

Assim, a pessoa atópica demonstra uma hipersensibilidade a estímulos ambientais que os indivíduos normais suportam perfeitamente. Com uma taxa de prevalência que duplicou nas últimas três décadas, o eczema atópico surge, frequentemente, entre os primeiros quatro ou seis meses de vida dos bebés, sendo o sexo masculino, o mais afetado. Esta condição tem tendência a desaparecer durante a infância ou puberdade, contudo, em certos casos pode prolongar-se indefinidamente com períodos de exacerbação e remissão.

ktb

Estima-se que o aparecimento do eczema atópico durante os primeiros seis meses após o nascimento ronde os 75% em Portugal. E, se antigamente desaparecia no início da adolescência, atualmente, tal já não acontece. Em 60% dos bebés, a doença desaparece mas estima-se que a sua evolução já atinja uma percentagem de 30% de crianças, podendo manter-se por muitos anos. Nestes casos, o sexo feminino passa a ser o mais afetado.

Caracteriza-se por pele seca, eritema, prurido, pápulas, vesículas, secreções e/ou crostas. No Eczema crónico a pele afetada pode tornar-se mais espessa, formar escamas e associar-se à queratose pilar ou à prega de Dennie-Morgan (dupla prega na pálpebra inferior).

Existem diferentes fatores desencadeantes do Eczema Atópico:

  • Alérgenos
  • Intolerância Alimentar
  • Microrganismos (bactérias, vírus, fungos)
  • Toxinas
  • Temperatura
  • Stress emocional
  • Fatores Genéticos.
ktb

Ao nível laboratorial, quando se está na presença de um Eczema Atópico verificam-se níveis séricos elevados de anticorpos IgE que originam a libertação de histamina e outros mediadores químicos inflamatórios.

Sempre que uma criança sofre de Eczema Atópico desenvolve maior risco de desenvolver asma ou rinite alérgica em adulto. Para travar este processo - “a marcha atópica” - existem algumas medidas que devem ser postas em prática: dieta alimentar adequada, recurso a fitoterapia e ou a homeopatia de modo a imunomodular o organismo.

Sensibilizada por este assunto de grande importância sugerimos as seguintes medidas:

HOMEOPATIA

O tratamento com a medicação homeopática deve ser feito durante um mínimo de 3 meses num eczema de caráter crónico. O medicamento homeopático - Kalium sulfuricum, aqui indicado, pela sua abrangência nas várias manifestações do eczema crónico, revelou-se ser um dos Sais de Schussler mais eficazes para a recuperação de uma pele com eczema. Em caso de existência de rinite alérgica este medicamento homeopático irá também atuar sobretudo se esta tiver também uma natureza crónica.

ktb

Sal de Schussler nº 6 Kalium sulfuricum para os eczemas de carácter crónico, com erupções amareladas ou apenas com descamação, pele seca.
Tome 1 a 2 comprimidos 3 a 6 vezes por dia dependendo da cronicidade da situação.

ALIMENTAÇÃO

É absolutamente fundamental a revisão das rotinas alimentares sobretudo quando se trata de uma doença crónica.

A dieta alimentar deve potenciar o consumo de:

ktb Alimentos ricos em ómega-3 como os peixes gordos, as oleaginosas e as sementes

ktb Alimentos ricos em vitamina A (gema de ovo, cenouras, abóbora, batata doce, brócolos, couve, alface, tomate, salsa, frutas amarelas), em complexo B (cereais integrais, leguminosas, couves folha verde, ovo, tâmaras, alperces, algas, beterraba), em vitamina C (salsa, bagas silvestres, manga, couve-de-bruxelas, brócolos, couves folhas verdes, citrinos, kiwi) e em vitamina E (germinados, oleaginosas, cereais integrais, sementes, ovo, couves folhas verdes)

ktb Alimentos ricos em Mg (algas, cacau, cereais integrais, oleaginosas, leguminosas, banana, tâmaras, figos secos), em Ca (sementes de sésamo, algas, sardinhas, oleaginosas, leguminosas, tofu, ovo, agrião, salsa, vegetais folhas verdes) e em Zn (bivalves, gengibre, sementes, cereais integrais, germinados)

ktb

A dieta alimentar deve diminuir, idealmente eliminar, o consumo de:

ktb Leite de vaca

ktb Açúcares refinados

ktb Alimentos processados

FITOTERAPIA

O recurso às plantas medicinais tem milhares de anos e os seus efeitos terapêuticos têm vindo a ser demonstrados clinicamente.

ktb Infusões de trevo-violeta, urtiga, dente-de-leão, amor-perfeito e de raiz de bardana, contribuem para manter uma pele saudável.

ktb ktbPlantas relaxantes como a camomila, cidreira, tilía, alfazema, ou flor de laranjeira ajudam a controlar a ansiedade quando esta é um fator associado ao eczema.

ktb Os óleos de onagra, borragem e rosa mosqueta são indicados para esta condição clínica.

Recomendações Gerais

ktb Técnicas de relaxamento como yoga ou meditação irão ajudar a equilibrar os fatores emocionais envolvidos.

ktb Averiguar quais os fatores que despoletam bem como os que agravam o eczema.

ktb Exercício físico regular para auxiliar na desintoxicação do corpo.

ktb Evitar roupa de material sintético ou de lã. Dar preferência a detergentes e amaciadores hipoalergénicos.

ktb Evitar temperaturas extremas.

ktb A pele deve manter-se sempre hidratada.

ktb Beber muita água.


ktb

ktb

A origem do Óleo de Rosa Mosqueta KTB vem das sementes da Rosa Affinis Rubiginosa, uma arbustro que cresce espontaneamente no Planalto dos Andes.

ktb

O Óleo de Rosa Mosqueta KTB 100% puro é composto por um conjunto de óleos gordos essenciais, na sua maioria insaturados e conferindo excelentes propriedades regeneradoras. As suas propriedades devem-se à sua riqueza em ácidos gordos essenciais, insaturados - oleico (14,2%), o linoleico (45,9%), o linolénico (31,0 %) e menos de 0,1% de água - e precursores das prostaglandinas e outros ácidos gordos saturados em quantidades mínimas, para além de presença de carotenóides, flavonóides e vitamina C em alta concentração (15 vezes mais que nos citrinos).

Apresenta-se como um líquido transparente de côr amarela alaranjada.

Este óleo resultante tem propriedades:

  • Emulsionantes
  • Hidratantes
  • Antioxidantes
  • Cicatrizantes
  • Regeneradoras.

Os componentes do Óleo de Rosa Mosqueta KTB ajudam a aliviar a maioria dos sintomas do eczema, a reduzir o inchaço e a eliminar as manchas de pele seca. Assim sendo, também vai ajudar a aliviar a sensação de comichão que é comum em doentes com eczema.

Modo de emprego: Aplique algumas gotas na palma da mão e massaje suavemente a zona a tratar, duas vezes ao dia.

ktb

ktb
ktb
ktb
ktb
Morada Estrada Nacional 249/1 Edifício SKF, Lote 1, Casal de Alfragide
2720-413 Amadora
Telefone (+351) 214 188 407 / 214 177 672 Telemóvel (+351) 91 439 62 67
Fax (+351) 214 188 409 E-mail info@ktb.pt Site http://www.ktb.pt
ktb
ktb
ktb  
© 2014 - KTB. Todos os direitos reservados.

Arquivo de Newsletters

MenteCorpoSaúde

Adoçantes artificiais

Adoçantes artificiais

Estudos clínicos demonstraram que os adoçantes artificiais estimulam o apetite, aumentam o desejo de ingerir hidratos de carbono e produzem uma varidedade de disfunções metabólicas que promovem a acumulação de gordura e o aumento de peso.

ler mais »

Newsletter do mês

Polimedicação - Newsletter nº53

Polimedicação - Newsletter nº53

Vivemos hoje em dia um enorme e arriscado problema de polimedicação, também conhecido como a “doença do saco”.

ler mais »