
A
Obstipação é uma patologia que se manifesta pela diminuição da frequência da defecação caracterizada pela passagem de fezes secas e duras.
Com base na duração da sintomatologia, a obstipação classifica-se como crónica (quando o ritmo evacuatório se mantém constante há pelo menos 2 anos) ou aguda (quando ocorre pontualmente).
O padrão do trânsito gastrointestinal é variável. Não são usuais menos de 2 dejecções por semana ou mais de 3 por dia.
SINTOMAS ASSOCIADOS
- Enjoo e náuseas
- Desconforto e distensão abdominal
- Eventual aparecimento de sangue não misturado com as fezes
Por vezes desvalorizada por quem dela sofre, a obstipação é "resolvida" com laxantes orais ou de contacto por via rectal, sendo estas soluções preferencialmente indicadas para situações agudas ou pontuais. O uso contínuo de laxantes pode levar a alterações da parede do intestino, como a perda de sensibilidade da mesma, agravando a situação. Também existe a possibilidade de dependência destes produtos. Por estes motivos, por ser no intestino que se absorvem os nutrientes que o nosso organismo precisa para executar todas as suas funções fisiológicas, por nos manter com o peso certo e por ser a partir deste órgão que cerca de 80% da nossa imunidade advém, é absolutamente necessário que funcione bem!
Sensibilizada para esta realidade a KTB, propõe o seguinte protocolo terapêutico com os Sais de Schussler:
Para além das medidas terapêuticas mencionadas, a KTB sugere em paralelo o seguinte: