
A
Depressão é uma doença que afecta actualmente 40% da população activa em Portugal, havendo a expectativa de que este número possa aumentar devido às condições sociais actuais. Esta doença pode afectar pessoas de todas as idades, desde a infância à terceira idade, no entanto é mais comum observar-se este quadro clínico em pessoas entre os 24 e os 44 anos, sendo que a ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens.
Clinicamente, a
Depressão, enquanto doença, não se prende apenas com aspectos do foro emocional. Embora se tenham em conta na sua origem, a
Depressão também é consequência das alterações ao nível da produção de neurotransmissores no cérebro, nomeadamente da serotonina, uma hormona com função neurotransmissora com várias intervenções no organismo, entre as quais potenciar sensações de felicidade e bem-estar.
Os sintomas associados à
Depressão poderão passar por:
- uma fase prolongada de tristeza
- perda de interesse por actividades habitualmente sentidas como agradáveis
- tendência ao isolamento
- perda de energia e
- cansaço fácil.
Sensibilizada para esta realidade, a KTB propõe um protocolo terapêutico com os
Sais de Schussler que poderá ser administrado em paralelo com a terapêutica farmacológica psiquiátrica ou em exclusivo, apresentando uma taxa de sucesso elevada.
No caso do doente de
Depressão que esteja a ser acompanhado por medicação clássica anti-depressiva, será de todo importante que num futuro a médio prazo consiga viver com qualidade e sem esta dependência. Para ajudar ultrapassar esta situação difícil, os Sais de Schussler sugeridos (bem como as demais medidas complementares) deverão começar a ser administrados a estes doentes.