Newsletter

   
KTB
show/hide Cesto de Compras (0 items)

Cérebro - Newsletter nº38

28/04/2015

ktb  
ktb
ktb
ktb
ktb
Abril 2015

ktb Fadiga intelectual? Dificuldades na concentração? Falta de memória? Estado de esgotamento? Tratar todas estas condições de saúde, passa inevitavelmente por equilibrar o Cérebro e as suas funções.

Para a ciência o Cérebro é o órgão mais misterioso e menos compreendido no corpo humano. Apesar de muito já se conhecer sobre este tema, há ainda muito por descobrir.

Anatomia

O Cérebro é a maior e mais evidente estrutura do encéfalo, constituindo cerca de 80% da massa total deste.

O Cérebro compreende dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena linha mediana situada na porção anterior do 3º ventrículo.

ktb Os dois hemisférios cerebrais são separados por uma fissura longitudinal do cérebro, cujo assoalho é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, denominada corpo caloso, principal meio de união entre os dois hemisférios. Os hemisférios possuem cavidades, os ventrículos laterais direito e esquerdo, que se comunicam com o 3º ventrículo pelos forames interventriculares.

Cada hemisfério possui três lobos: frontal, occipital e temporal e três faces: súpero-lateral (convexa), medial (plana) e inferior ou base do cérebro (irregular), cada um com funções específicas a desempenhar.

Fisiologia

No sistema nervoso diferenciam-se dois tipos de células: os neurónios, ou células nervosas, e as células da glia ou células gliais.

As células gliais cumprem a função de sustentar, proteger, isolar e nutrir os neurónios.

No que diz respeito aos neurónios, estes são as unidades estruturais fundamentais do sistema nervoso. Estas células altamente especializadas geram impulsos bioeléctricos que são transmitidos de uma parte do corpo para outra. Estes sinais alertam-nos para uma variedade de estímulos internos e externos e permitem ao nosso organismo responder-lhes adequadamente.

Os impulsos bioeléctricos do cérebro dependem do equilíbrio da bomba Na/K. Quando um neurónio é estimulado, a sua membrana torna-se subitamente mais permeável aos iões Na+ e como tal estes entram para dentro da célula a favor do gradiente electroquímico.

Assim sendo, a informação chega e abandona o cérebro por meio de impulsos nervosos que são propagados através dos neurónios. Estes impulsos transmitem-se de um neurónio para outro mediante um pequeno espaço que os separa. Esta junção tem o nome de sinapse. Existem dois tipos de sinapses: químicas e eléctricas.

Nas sinapses de origem química, quando um potencial de acção alcança um botão terminal, a despolarização da membrana plasmática do botão estimula um rápido influxo de iões de Ca. Estes iões, por sua vez, estimulam a libertação, por exocitose, de substâncias químicas armazenadas em pequenas vesículas no botão terminal. Estes químicos são conhecidos como neurotransmissores.

ktb

São pois os neurotransmissores que permitem um correto funcionamento do cérebro e consequente bem-estar. Serotonina, dopamina, ácido gama amino-butírico (GABA), são alguns dos neurotransmissores que o cérebro liberta aquando de condições boas de saúde.

Quando um indivíduo atravessa estados de cansaço, fadiga ou até esgotamento, alguns destes neurotransmissores podem estar comprometidos.

ktb

Sugerimos um plano terapêutico múltiplo com o objetivo de manter o equilíbrio cerebral composto por:

ktb medicamentos homeopáticos, nomeadamente os Sais de Schussler que consistem em sais minerais homeopatizados - imprescindíveis para o equilíbrio eléctrico do cérebro;
ktb plantas medicinais conhecidas e estudadas pelas suas capacidades adaptogénicas;
ktb uma alimentação correta, na qual se incluam alimentos ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos, nutrientes estes importantes não só para nutrir o cérebro mas pela sua capacidade percussora da libertação dos neurotransmissores.

Pela Homeopatia

ktb

Sal de Schussler nº 3 Ferrum phosphoricum

Contribui para uma melhor oxigenação cerebral, melhorando a fadiga.

ktb

Sal de Schussler nº 5 Kalium phosphoricum

Promove a disponibilidade de potássio ao cérebro, importante para a sinalização eléctrica e para a consequente libertação de neurotransmissores.

ktb

Sal de Schussler nº 7 Magnesium phosphoricum

O magnésio melhora o funcionamento do cérebro participando na transmissão de impulsos nervosos e aumentando a capacidade de memória e de aprendizagem.

NOTA: Fazer por um período de 3 meses, conjugados ou individualmente. Numa toma de 1 comprimido sub-lingual, 3 vezes ao dia. Os Sais de Schussler são totalmente seguros, sem interações medicamentosas.

Pela Fitoterapia

A lista de plantas que se seguem possuem uma actividade farmacológica adaptogénica. Antes de aconselhá-las verificar se existem interações medicamentosas com possível terapêutica química de síntese que esteja a ser feita.

ktb Astragalo-da-china (Astragalus membranaceus)
ktb Erva-moura-sonífera (Withania somnifera)
ktb Ginsang (Panax ginseng)
ktb Maca (Lepidium meyenii)
ktb Xitaque (Lentinus edodes)

Pela Alimentação

Esta deverá ser composta por alimentos ricos em vitaminas lipossolúveis (A e E), ómega-3, minerais como o Ca, K, Mg, Fe, Cu, Zn e Se, tais como:

ktb Frutos secos (sem sal)
ktb Peixes gordos (acompanhar com coentros para quelação de metais pesados)
ktb Fruta fresca (da época e biológica preferencialmente)
ktb Leguminosas, como as lentilhas, grão e feijão
ktb Legumes (alternando em crus e cozinhados)
ktb Água de côco
ktb

Devem ser eliminados da alimentação os seguintes, pois contribuem para a depressão da função cerebral:

ktb Açúcar
ktb Bolos
ktb Bolachas
ktb Gomas
ktb Pastilhas elásticas
ktb Refrigerantes
ktb Sumos não naturais
ktb Alimentos processados

Para além das medidas terapêuticas referidas sugerimos também:

ktb Exercício físico frequente e prazeroso
ktb Sono reparador, com recolha entre as 22h e as 23h no máximo
ktb Meditação e/ou técnicas de relaxamento
ktb Contacto com a natureza
ktb
ktb

Enjoo de viagem...

ktb As náuseas, as tonturas e os vómitos causados por qualquer tipo de movimento do transporte são desencadeados por mensagens exageradas recebidas pelo nosso cérebro.

A Sea-Band® apresenta duas formas de ajudar a ultrapassar este incómodo:

- pulseiras anti-enjoo e
- pastilhas elásticas de gengibre

ktb A acupressão é uma das várias técnicas usadas na Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Segundo a MTC, a doença é consequência de um desequilíbro no fluxo de Chi (“energia vital”) através do organismo. O Chi circula no organismo através de uma rede de canais invisíveis sob a pele, denominados meridianos. Há 12 meridianos básicos, distribuídos em pares no lado direito e esquerdo do corpo e denominados consoante os órgãos internos aos quais estão ligados, como por exemplo os pulmões, o intestino grosso e, (no caso do P6), o pericárdio.

As funções do Pericárdio 6 (P6) incluem o movimento de energia no tórax, a harmonização da digestão e do estômago, a regulação da corrente sanguínea e o relaxamento da mente.

A Sea-Band® funciona pela aplicação contínua de pressão no ponto P6 (também conhecido como o ponto Nei-Kuan) situado entre os dois tendões centrais perto da prega do pulso.

ktb

Este dispositivo médico proporciona alívio efetivo de todas as formas de enjoo durante viagem, sem causar sonolência ou qualquer outro efeito secundário.

A Sea-Band® pode ser utilizada várias vezes e igualmente pelo tempo que for necessário. Pode ser lavada à mão com sabão ou um detergente suave.

A Sea-Band está disponível em tamanho único de cor cinza para adultos e para as crianças de cor laranja.

A Sea-Band® é recomendada para adultos e crianças a partir dos 3 anos.

ktb

ktb A raíz do gengibre – ou melhor dizendo o rizoma – da planta Zingiber officinale é tradicionalmente utilizada há milhares de anos como especiaria e para efeitos medicinais. Faz parte da cultura medicinal dos países asiáticos, indianos e arábicos. Na China, o gengibre é utilizado há mais de 2 000 anos para ajudar na digestão, nas disfunções gastrointestinais, na diarreia e nas náuseas.

Como funciona?

ktb

Os componentes ativos do gengibre são óleos voláteis e compostos fenóis (gingeroles e shogaoles) e funcionam de 3 maneiras:

- ajudam na promoção de secreções gástricas/enzimas que vão ajudar a neutralizar a acidez no estômago
- os fenóis vão ajudar a relaxar os músculos do estômago, reduzindo assim a atividade do mesmo
- ao mesmo tempo, os fenóis vão também ajudar o intestino a movimentar os alimentos digeridos e as toxinas mais rapidamente pelo organismo.

A Sea-Band® pastilhas elásticas não provocam sonolência nem outros efeitos secundários.

Disponível em embalagens com 24 unidades.

ktb

E boa viagem...!



ktb
ktb
ktb
ktb

Morada Estrada Nacional 249/1 Edifício SKF, Lote 1, Casal de Alfragide
2720-413 Amadora
Telefone (+351) 214 188 407 / 214 177 672 Telemóvel (+351) 91 439 62 67
Fax (+351) 214 188 409 E-mail info@ktb.pt Site http://www.ktb.pt

ktb
ktb
ktb   © 2015 - KTB. Todos os direitos reservados.

Arquivo de Newsletters

MenteCorpoSaúde

Adoçantes artificiais

Adoçantes artificiais

Estudos clínicos demonstraram que os adoçantes artificiais estimulam o apetite, aumentam o desejo de ingerir hidratos de carbono e produzem uma varidedade de disfunções metabólicas que promovem a acumulação de gordura e o aumento de peso.

ler mais »

Newsletter do mês

Polimedicação - Newsletter nº53

Polimedicação - Newsletter nº53

Vivemos hoje em dia um enorme e arriscado problema de polimedicação, também conhecido como a “doença do saco”.

ler mais »