Newsletter

   
KTB
show/hide Cesto de Compras (0 items)

Olhos - Newsletter nº39

20/05/2015

ktb  
ktb
ktb
ktb
ktb
Maio 2015
ktb

IMPORTANTE
A nova linha pediátrica mamanatura® da DHU ficará disponível a partir de junho 2015.

 

ktb Os Olhos fazem parte dos órgãos dos sentidos do Homem. Uma visão íntegra e sem problemas de saúde é imprescindível para a realização das mais variadas tarefas e por isso há que cuidar dela!

Os Olhos são o órgão responsável pelo sentido da visão. Encontrado em todos os animais vertebrados, este são localizados em cavidades ósseas situadas no crânio e chamadas de órbitas. De uma forma resumida a sua tarefa é converter as ondas de luz emitidas ou refletidas por objetos, em impulsos elétricos que serão enviados ao cérebro. Todas as informações fornecidas por este órgão fotorreceptor têm um papel dominante para a interpretação do mundo pelo ser humano.

O interior dos Olhos é preenchido por um fluido que, juntamente com a camada de tecido externo, mantém a forma arredondada, protegendo o olho contra forças mecânicas exteriores. Do mesmo modo, uma membrana mais externa ainda, denominada de conjuntiva, recobre a superfície interior das pálpebras e a superfície anterior do globo ocular. Ela produz muco para lubrificação do olho, evitando a secura ocular.

ktb

As três camadas de tecido que constituem o globo ocular, ou túnicas, são: fibrosa (externa), vascular (intermédia) e nervosa (interna). A primeira é composta pela esclerótica e a córnea. A esclerótica dá forma e proteção ao olho, além de sustentação para os músculos que o movimentam. Ela é a membrana branca e opaca encontrada na maior parte de sua superfície. A parte restante e frontal do globo é recoberta pela córnea, membrana transparente que atua como uma lente convergente.

Coróide, corpo ciliar, íris e cristalino (lente) são encontrados na túnica vascular. Estes elementos estão relacionados, respectivamente, com a nutrição e proteção do olho, sustentação e mudança da espessura do cristalino e bloqueio do excesso de luz que poderia queimar a retina. A retina é a túnica nervosa, propriamente dita. Está repleta de fotorreceptores – cones e bastonetes – para a percepção visual, além de células bipolares e ganglionares para a transmissão dos impulsos visuais para o nervo óptico.

Doenças relacionadas

De acordo com os vários tecidos dos Olhos, podem surgir várias condições clínicas associadas. Estas serão as mais comuns:

ktb Astigmatismo
ktb Catarata
ktb Cegueira noturna (ou hemeralopia)
ktb Degeneração macular
ktb Estrabismo
ktb Glaucoma
ktb Hipermetropia
ktb Miopia
ktb Neurite óptica
ktb Retinopatia diabética
ktb Síndrome dos olhos secos
ktb

Curiosidades

É preciso que 11 bastonetes sejam excitados, cada um por um único fotão, para produzir a sensação de luz. Um estímulo muito fraco de luz não afeta a sensibilidade da célula receptora que o recebe mas, estímulos muito fracos apresentados várias vezes em sucessão rápida causam a sensação de luz. Isto significa que a intensidade de luz é multiplicada pelo número de vezes de exposição. É por esta razão que passamos a ver na penumbra depois de algum tempo.

Olhos segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Segundo a visão da Medicina Tradicional Chinesa, os Olhos são regidos (energeticamente, i.e. pela via dos meridianos) pelo Fígado. Assim patologias da visão irão sinalizar problemas no Fígado. As mais comuns são: conjuntivites, olhos vermelhos sem processo inflamatório, prurido, secura, vista cansada, terçol, pontos brilhantes no campo visual. Quanto às lágrimas são a secreção interna que ajuda a descongestionar o Fígado. Segundo esta abordagem médica, é importante não reprimir o choro.

Para mantermos a saúde íntegra e funcional dos Olhos e porque a população de uma forma geral sofre de distúrbios oftalmológicos, sugerimos um protocolo integrado de soluções terapêuticas à base dos Sais de Schussler DHU, fitoterapia e estilo de vida.

Pela Homeopatia

ktb

Sal de Schussler nº 10 Natrium sulfuricum

Desintoxicação hepática.

ktb

Sal de Schussler nº 3 Ferrum phosphoricum

Melhora a circulação e a oxigenação.

ktb

Sal de Schussler nº 5 Kalium phosphoricum

Diminuição das capacidades visuais por exaustão mental.

NOTA: Fazer por um período de 3 meses, conjugados ou individualmente. Numa toma de 1 comprimido sub-lingual, 3 vezes ao dia. Os Sais de Schussler são totalmente seguros, sem interações medicamentosas.

Pela Fitoterapia

ktb Pau D’Arco
Reduz stress oxidativo e possuí ação anti-inflamatória.
ktb Dente-de-Leão
Ação protetora do tecido conjuntivo.
ktb Ginkgo biloba
Melhora a circulação.

Alimentação & Estilo de Vida

Deve ser aumentado o consumo de:

ktb Cenouras
ktb Mirtilos
ktb Damascos
ktb Manga
ktb Melão
ktb Pimento vermelho e laranja
ktb Pêssego
ktb Abóbora
ktb Uvas pretas
ktb Espinafres
ktb

Deve diminuír (se não mesmo "banir") o consumo de:

ktb Álcool
ktb Café
ktb Laticínios
ktb Açúcares
ktb Alimentos processados (bolachas, sumos, refrigerantes, cereais de pequeno-almoço refinados e açucarados, etc.)

Para além das referidas sugestões alimentares sugerimos também algumas medidas de estilo de vida:

ktb Prática de exercício físico, regular e prazeroso
ktb Ginástica ocular diária
ktb Cessação tabágica
ktb Sono de 7 a 8 horas por noite com recolha até às 23h
ktb Dosear tempo despendido ao computador, tablets e smartphones
ktb Beber no mínimo 1,5 de água por dia
ktb

A Linha SALUVITAL de Rosa Mosqueta é composto por 4 produtos, dos quais hoje destacamos o Creme Contorno de olhos e lábios.

Rico em Óleo de Rosa Mosqueta, ácido hialurónico e cálcio, o Creme Contorno Olhos e Lábios SALUVITAL, é ideal para o tratamento destas zonas específicas, contribuíndo para a regeneração da pele e para a prevenção das rugas

NÃO CONTÉM PARABENOS, NEM ÓLEOS MINERAIS. NÃO FOI TESTADO EM ANIMAIS

Modo de emprego

Aplicar de manhã e à noite em pele limpa, massajando suavemente até à sua total absorção.

Apresentação

Embalagem de 15ml de Creme Contorno Olhos e Lábios SALUVITAL

ktb
ktb
ktb
ktb
ktb

Morada Estrada Nacional 249/1 Edifício SKF, Lote 1, Casal de Alfragide
2720-413 Amadora
Telefone (+351) 214 188 407 / 214 177 672 Telemóvel (+351) 91 439 62 67
Fax (+351) 214 188 409 E-mail info@ktb.pt Site http://www.ktb.pt

ktb
ktb
ktb   © 2015 - KTB. Todos os direitos reservados.

Arquivo de Newsletters

MenteCorpoSaúde

Adoçantes artificiais

Adoçantes artificiais

Estudos clínicos demonstraram que os adoçantes artificiais estimulam o apetite, aumentam o desejo de ingerir hidratos de carbono e produzem uma varidedade de disfunções metabólicas que promovem a acumulação de gordura e o aumento de peso.

ler mais »

Newsletter do mês

Polimedicação - Newsletter nº53

Polimedicação - Newsletter nº53

Vivemos hoje em dia um enorme e arriscado problema de polimedicação, também conhecido como a “doença do saco”.

ler mais »