Newsletter

   
KTB
show/hide Cesto de Compras (0 items)

Rins e bexiga - Newsletter nº35

28/01/2015

ktb  
ktb
ktb
ktb
ktb
Janeiro 2015

ktb Os Rins e a Bexiga representam as estruturas de maior importância do sistema urinário, que é composto para além destes órgãos, dos ureteres e da uretra. Os Rins têm a função de produzir urina. A Bexiga por sua vez está incumbida de a armazenar temporariamente para depois realizar o seu esvaziamento no tempo e no local socialmente aceite.

Do ponto de vista anátomico, os Rins descrevem-se como órgãos pares, em forma de feijão. A sua cor é avermelhada. ktb

Os Rins estão situados de cada lado da coluna vertebral, por diante da região superior da parede posterior do abdómen, estendendo-se entre a 11ª costela e a apófise transversa da 3º vértebra lombar. São descritos como órgãos retroperiotoneais, por estarem posicionados por trás do peritoneu da cavidade abdominal. No Rim, os nefrónios são as unidades produtoras de urina. Cada rim contém cerca de 1 milhão de nefrónios.

ktb Tal como mencionado anteriormente, os Rins realizam o trabalho principal do sistema urinário. Com a filtração do sangue e a formação da urina, os Rins contribuem para a homeostase dos líquidos do corpo de várias maneiras.

 

 

As funções dos Rins incluem:

ktb Regulação da composição iônica do sangue
ktb Manutenção da osmose do sangue
ktb Regulação do volume sanguíneo
ktb Regulação da pressão arterial
ktb Regulação do pH do sangue
ktb Produção de hormonas
ktb Regulação do nível de glicose no sangue
ktb Excreção de resíduos e substâncias tóxicas, desnecessárias ou em excesso ao corpo.

ktb Já a Bexiga, funciona como um reservatório temporário para o armazenamento da urina. Quando vazia, a Bexiga está localizada na parte inferior do abdómen coberto pelo peritoneu e protegida anteriormente pela sínfise púbica. Quando cheia, eleva-se para a cavidade abdominal.

É um órgão muscular oco, elástico, que no homem situa-se anteriormente ao reto e, nas mulheres está à frente da vagina e abaixo do útero.

A bexiga é formada por 3 camadas:

  • Urotélio
  • Suburotélio
  • Músculo

Quando a Bexiga está cheia, a sua superfície interna fica lisa. Uma área triangular na superfície posterior da Bexiga não exibe rugas. Esta área é chamada trígono da Bexiga e é sempre lisa. Este trígono é limitado por três vértices: os pontos de entrada dos dois ureteres e o ponto de saída da uretra. O trígono é uma das partes com mais sensores e desempenha um papel fundamental na micção.

ktb À saída da Bexiga existe o músculo que forma o colo vesical com funções de esfíncter chamado de esfíncter interno, que se contrai involuntariamente, prevenindo o esvaziamento. Mais distalmente temos depois outro músculo chamado esfíncter externo, envolvendo circularmente a uretra, que é controlado voluntariamente, permitindo a resistência à necessidade de urinar.

A capacidade média da Bexiga é de 300 - 500ml, mas depende muito dos hábitos de cada individuo.

Mas a função dos Rins e da Bexiga não se limita ao que está acima referido. Se olharmos de uma perspetiva energética (visão da Medicina Tradicional Chinesa e de outras medicinas orientais), os Rins e a Bexiga são também determinantes, consoante a sua saúde, para a longevidade e vitalidade do indivíduo.

Os Rins são o local de armazenamento da essência vital (jing), uma energia subtil, responsável pelo crescimento, desenvolvimento, reprodução e fertilidade. Os Rins também são considerados a fonte de yin e yang para todos os outros órgãos.

Quadros clínicos como o envelhecimento prematuro, a osteoporose, perda de dentes e cabelo, infertilidade e memória fraca, segundo esta perspetiva, estão associados a Rins energeticamente esgotados.

Através da Homeopatia, nomeadamente dos Sais de Schussler, consegue-se contribuir para a saúde global dos Rins e da Bexiga, pelo que qualquer condição associada a estes órgãos beneficia da toma dos seguintes medicamentos homeopáticos:

ktb

Sal nº 5 Kalium phosphoricum

Permite maior disponibilidade de potássio no organismo.

ktb

Sal nº 8 Natrium chloratum

Regula os fluidos corporais.

ktb

Sal nº 9 Natrium phosphoricum

Contribui para a estabilização do pH do organismo.

Os Sais de Schussler podem ser tomados individualmente ou em conjunto. Numa condição crónica, aconselhar num mínimo de 3 meses.

Cuidar da saúde dos Rins e da Bexiga passa por medidas alimentares como:

ktb Beber 1,5 a 2 litros de água diariamente, consoante atividade física e época do ano;
ktb Consumir sal moderadamente optando preferencialmente por sal marinho/integral;
ktb Ingerir salsa frequentemente;
ktb Moderar o consumo de álcool;
ktb Excluir consumo de café e descafeinado;
ktb Evitar açúcar e doces.
ktb

Para cuidar da saúde dos Rins e Bexiga do ponto de vista energético sugere-se:

ktb Sono de 7 a 8 horas por noite (recolhendo entre as 22h e as 23h);
ktb Não ingerir bebidas e alimentos frios, especialmente à noite;
ktb Não andar com os pés descalços em pisos frios;
ktb Moderar a atividade sexual.
ktb

O urotélio da Bexiga é a barreira celular entre o a urina e as camadas mais profundas da parede da bexiga. As células estão intimamente ligadas por estreitas junções formando uma barreira impermeável. A superfície do urotélio é protegida contra agentes agressores, irritativos e tóxicos presentes na urina pela camada de glicosoaminoglicanos (camada de GAG).

A camada de GAG é uma camada de muco aquoso produzido por as células do urotélio. Esta camada impede a adesão de agentes patogénicos no urotélio - efeito anti-infecioso e protetor aos recetores nele presentes.

Na ausência de uma barreira eficaz o potássio em concentrações elevadas chegará ao urotélio causando irritação e a estimulação de fibras nervosas e seus recetores levando à dor e à urgência em urinar.

O que fazer?

1º "Controlar" a ingestão de alimentos irritantes/acidificantes na dieta alimentar

ktb

2º Restaurar a barreira dos GAG:
      Reduzir a inflamação
      Neutralizar os radicais irritantes e agressivos
      Regenerar o urotélio

ktb

O Glicerofosfato de cálcio (Prelief®) é um suplemento alimentar classificado como seguro pela FDA e pela Comunidade Europeia (DL nº 136/2003 de 28 de junho – anexo II) e não interfere com a produção de ácido clorídrico no estômago.

Como funciona?

ktb

O Prelief® vai atuar de seguinte modo:

  • Gastrointestinal: Neutraliza os radicais ácidos impedindo a ação irritante sobre as mucosas.
  • Urinário: Restaura a barreira dos GAG pela ação trófica sobre as células do urotélio. Diminui a absorção de substâncias nocivas existentes na urina e sua ação na parede da bexiga.
  • Ossos: Quando ingerido é absorvido pelo intestino e uma parte é absorvida e fixada no osso - cerca de 20% porque está disponível numa forma mais facilmente absorvida.


ktb

Temos o prazer de comunicar a nossa próxima palestra:

Local: Coimbra
Data: 7 de março 2015
Tema: A aplicabilidade dos Sais de Schussler na Oncologia

Dada a limitação de lugares, agradecemos que faça a sua inscrição para:
e-mail: info@ktb.pt ou
Tel:21 418 8407



ktb
ktb
ktb
ktb

Morada Estrada Nacional 249/1 Edifício SKF, Lote 1, Casal de Alfragide
2720-413 Amadora
Telefone (+351) 214 188 407 / 214 177 672 Telemóvel (+351) 91 439 62 67
Fax (+351) 214 188 409 E-mail info@ktb.pt Site http://www.ktb.pt

ktb
ktb
ktb   © 2015 - KTB. Todos os direitos reservados.

Arquivo de Newsletters

MenteCorpoSaúde

Adoçantes artificiais

Adoçantes artificiais

Estudos clínicos demonstraram que os adoçantes artificiais estimulam o apetite, aumentam o desejo de ingerir hidratos de carbono e produzem uma varidedade de disfunções metabólicas que promovem a acumulação de gordura e o aumento de peso.

ler mais »

Newsletter do mês

Polimedicação - Newsletter nº53

Polimedicação - Newsletter nº53

Vivemos hoje em dia um enorme e arriscado problema de polimedicação, também conhecido como a “doença do saco”.

ler mais »