Newsletter

   
KTB
show/hide Cesto de Compras (0 items)

Anemia - Newsletter nº30

05/09/2014

ktb
ktb
ktb
ktb
Agosto 2014

ktbA Anemia é a mais comum das doenças do sangue. Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. A diminuição da hemoglobina por sua vez compromete a capacidade do sangue para transportar o oxigénio, acabando por resultar num inferior aporte de oxigénio a todas as células do organismo.

ktb

São sintomas comuns da anemia:

  • Fraqueza
  • Cansaço
  • Tez pálida
  • Falta de fôlego e
  • Palpitações.

Podemos apontar como possíveis causas da anemia os seguintes fatores:

ktb Nutrição deficiente
ktb Distúrbios metabólicos
ktb Substâncias químicas como os benzenos e os pesticidas
ktb Medicamentos químicos de síntese como os imunossupressores
ktb Perda excessiva de sangue
ktb Cancro entre outras doenças.

De modo a se tratar convenientemente uma Anemia há que tentar isolar o ou os fatores que estão na origem do seu desenvolvimento, bem como conhecer o tipo de Anemia presente.

Existem portanto várias formas de Anemia:

  • Anemia Aplástica: surge devido à produção insuficiente de glóbulos vermelhos por parte da medula óssea. Este tipo de anemia poderá ter na sua origem a toma de determinados tipos de medicamentos ou deficiências nutricionais.
  • Anemia Ferropénica: Acontece por deficiência do ferro. As causas desta são geralmente uma carência de ferro na alimentação, ineficácia na sua absorção, ou por outro lado, uma exigência maior de ferro, como acontece na gravidez ou nas perdas excessivas de ferro, como numa hemorragia (anemia hemorrágica).
  • Anemia Megaloblástica: Surge por diminuição de ácido fólico também designado por vitamina B9, disponível ao organismo. O ácido fólico é essencial para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis. Se existe uma deficiência desta vitamina, os glóbulos vermelhos produzidos são anormalmente grandes e têm um curto período de vida. Esta anemia é especialmente comum nos alcoólicos.
  • Anemia Perniciosa: É causada pela deficiência de vitamina B12, cuja absorção é dificultada ou impedida devido a uma doença auto-imune na qual o sistema imunológico ataca as células do estômago, diminuindo a quantidade do fator intrínseco - uma proteína essencial para que a vitamina B12 possa ser absorvida dos alimentos.
  • Anemia Hemolítica: Resulta da destruição excessiva de glóbulos vermelhos, por causas hereditárias, medicamentosas ou doenças auto-imunes.
  • Anemia Falciforme: É uma doença hereditária, onde os glóbulos vermelhos obstruem os pequenos vasos sanguíneos.
  • Talassémia: É uma doença hereditária causada por uma má formação na hemoglobina.

Para contribuir para o sucesso do tratamento da Anemia, sobretudo do tipo Ferropénica - a mais comum, estimando-se que 90% sejam deste tipo, propomos algumas medidas terapêuticas:

Homeopatia

Segundo o Dr. William Schussler, investigador dos 12 Sais de Schussler, as doenças são causadas pela falta de sais minerais. Se em algumas doenças poderá não ser tão linear verificar esta relação, no caso da Anemia Ferropénica esta conexão é inequívoca.

ktb

Ferrum phosphoricum - Sal de Schussler nº 3, será então o medicamento homeopático mais eficaz a administrar no caso da presença da Anemia Ferropénica. Este Sal de Schussler à base de ferro homeopatizado irá sensibilizar o organismo a absorver mais eficazmente o ferro presente nos alimentos bem como intensificar a terapêutica, caso o paciente esteja a fazer qualquer outra forma de ferro. Por este motivo podemos afirmar que é um óptimo coadjuvante da terapêutica alopática para a Anemia Ferropénica. Contendo também alguma quantidade de ferro, irá reforçar o aporte diário deste mineral. É inclusivamente totalmente seguro na grávida não causando o inconveniente da obstipação.

A dose deverá ser de 1 comprimido sub-lingual, 3 vezes por dia. (Fazer uma toma contínua de 3 a 6 meses, ou por um período mais longo caso se justifique.)

Fitoterapia

As infusões de urtiga ou feno-grego podem ajudar esta condição pela presença de ferro. A alfalfa (rebentos ou tintura) ajuda a revitalizar o organismo.

Alimentação

ktb Para uma deficiência na vitamina B12, aumentar a ingestão de alimentos ricos nesta vitamina: bife de fígado, ostras e salmão
ktb No caso da deficiência em ferro aumentar os alimentos ricos neste mineral (cenoura, espinafres, agrião, beterraba, salsa, frutos do bosque e maçã) juntamente com alimentos ricos na vitamina C (limão, laranja, toranja, bagas goji), uma vez que esta contribuirá para a absorção do ferro.
ktb Introduzir na alimentação spirulina e levedura de cerveja.
ktb Evitar a ingestão de lacticínios (especialmente do leite de vaca), café, chá preto e açúcares refinados pela interferência na absorção do ferro.

Sugerimos também fazer caminhadas ao ar livre em atmosferas limpas de modo a, através de respirações profundas, oxigenar o sangue.



ktb

DESTAQUE

A KTB tem o prazer de informar da nossa próxima formação:

Tema: “A aplicabilidade dos Sais de Schussler na Oncologia”
Palestrante: Dra. Cátia Antunes
Data: 20 de setembro 2014
Hora: 14h30
Local: Lisboa

Caso queiram participar, por favor contactem-nos através do telefone: 21 418 8407 ou por email: info@ktb.pt e marque já o seu lugar!



ktb

Com a chegada do mês de setembro, vem também a época das alergias sazonais. Dentro da Linha homeopática da DHU, destacamos este mês o Luffa Nasentropfen Nebulisador Nasal.

O Luffa Nasentropfen tem na composição o Luffa operculata D4, também conhecido como o anti-histamínico homeopático.

 

Está indicado para ajudar nos seguintes casos:

- rinite alérgica ( seca e produtiva)
- corrimento nasal, espirros e comichão nos olhos
- constipações com crosta no nariz
- eczema peri-nasal.

Posologia:

1 a 2 instilações em cada narina 3 vezes ao dia.



ktb
ktb
ktb
ktb

Morada Estrada Nacional 249/1 Edifício SKF, Lote 1, Casal de Alfragide
2720-413 Amadora
Telefone (+351) 214 188 407 / 214 177 672 Telemóvel (+351) 91 439 62 67
Fax (+351) 214 188 409 E-mail info@ktb.pt Site http://www.ktb.pt

ktb
ktb
ktb   © 2014 - KTB. Todos os direitos reservados.

Arquivo de Newsletters

MenteCorpoSaúde

Adoçantes artificiais

Adoçantes artificiais

Estudos clínicos demonstraram que os adoçantes artificiais estimulam o apetite, aumentam o desejo de ingerir hidratos de carbono e produzem uma varidedade de disfunções metabólicas que promovem a acumulação de gordura e o aumento de peso.

ler mais »

Newsletter do mês

Polimedicação - Newsletter nº53

Polimedicação - Newsletter nº53

Vivemos hoje em dia um enorme e arriscado problema de polimedicação, também conhecido como a “doença do saco”.

ler mais »