Newsletter

   
KTB
show/hide Cesto de Compras (0 items)

Gula por salgados - Newsletter nº29

22/07/2014

ktb  
ktb
ktb
ktb
ktb
Julho 2014

ktbSe o problema é uma gula incontrolável pelos salgados, então temos parte desta solução.

Existem pessoas que, por fatores intrínsecos à sua natureza, têm um constante desejo por alimentos salgados e mesmo de sal. Apesar do sal ser um elemento que pertence ao meio ambiente que nos envolve e reconhecido pelo nosso organismo como tal, em excesso e de uma forma refinada (como a grande maioria das pessoas o consome), levará inevitavelmente a complicações de saúde.

O consumo excessivo de sal refinado é apontado como uma das principais causas de doenças que acometem o sistema cardiovascular. Os especialistas nesta área afirmam mesmo que se os consumidores diminuíssem a ingestão de sal em 2 gramas diários, a taxa de Acidentes Vasculares Cerebrais cairia entre 30 a 40% no espaço de cinco anos. A Organização Mundial de Saúde recomenda que a ingestão de sal não seja superior a 6 gramas diários, porém estima-se que o consumo médio de sal pela população portuguesa seja o dobro deste valor, ou seja, 12 gramas diários.

ktb

Das possíveis complicações do consumo excessivo de sal destacamos:

  • Retenção de líquidos
  • Hipertensão Arterial
  • Endurecimento das paredes das artérias
  • Enfarte do miocárdio
  • Acidente vascular cerebral
  • Arteriosclerose
ktb

Existe uma importante diferença entre o sal marinho ou integral e o sal refinado. O sal marinho ou integral preserva todos os minerais que a água do mar disponibiliza ao sal, logo, para além do “inimigo” sódio, no sal marinho ou integral encontram-se também cerca de 84 elementos, entre os quais: iodo, enxofre, bromo, magnésio, potássio, cálcio, lítio, etc. os quais são perdidos durante o processo de refinamento. Esta composição completa e rica em minerais e oligoelementos faz do sal um alimento mais equilibrado, uma vez que a presença do potássio (K) reduzirá os efeitos do nível do sódio (Na) presente.

ktb

Apesar de se identificar o sódio como o “inimigo” quando em excesso, este mineral tem importantes funções no nosso organismo: equilibra o meio aquoso facilitando a troca de água entre as células e o seu meio externo e promove a absorção de nutrientes e a eliminação de detritos. O sódio é também necessário na transmissão dos impulsos nervosos e na contração muscular, inclusive das batidas do coração.

Pelos motivos acima mencionados, efetivamente o nosso organismo precisa de uma determinada quantidade de sal para cumprir com as suas funções, há no entanto que escolher o sal correto e consumi-lo de uma forma moderada.

ktb

O sal refinado - cloreto de sódio, encontra-se à venda sob a forma de sal grosso ou fino. O sal marinho ou integral encontra-se mais comumente sob a forma de sal grosso, tendo um aspeto mais húmido e uma coloração mais transparente.

Esta simples mudança poderá fazer toda a diferença nas vítimas de doenças cardiovasculares, reduzindo significativamente este número e melhorando a qualidade de vida das pessoas em geral. Não sendo aficionados por sal, há que fazer a sua exclusão completa!

ktb

Segundo a Homeopatia, em particular os Sais de Schussler, os desequilíbrios do organismo advêm da falta de sais minerais, pelo reduzido consumo ou pela deficiência na sua metabolização e consequente absorção.

Observando sob este ponto de vista então podemos afirmar que as pessoas que têm uma vontade incontrolável de sal poderão ter dificuldade na sua metabolização. Os Sais de Schussler que consistem em minerais sob a forma homeopatizada, ou seja muito diluídos, têm na sua gama o cloreto de sódio. Este Sal de Schussler nº 8, também designado por Natrium chloratum (ou Natrium muriaticum) irá facilitar a metabolização do sódio e “apaziguará” a gula incontrolável pelo consumo de sal nestes indivíduos.

Facilita também a drenagem linfática, a perda de peso, a obstipação, a enxaqueca e promove nas lactantes uma maior produção de leite materno.

Posologia: 1 comprimido sub-lingual 3 a 6 vezes por dia, durante um período mínimo de 3 meses.

Para além dos Sais de Schussler, propomos algumas medidas complementares:

ktb Consumir alimentos ricos em potássio: bananas, cereais integrais, espargos, batatas, favas, espinafres, melão, tomate, alho ktb
ktb Temperar a comida com ervas-aromáticas e especiarias, reduzindo a quantidade de sal
ktb Excluir sal refinado da confeção dos alimentos, optando pelo marinho/integral
ktb Evitar o consumo de fast-food (contêm uma elevadíssima quantidade de sal refinado)
ktb Diminuir o consumo de enlatados, conservas, aperitivos e snacks.


ktb
DESTAQUE
A KTB tem o prazer de informar da nossa próxima formação:
Tema: “A aplicabilidade dos Sais de Schussler na Oncologia”
Palestrante: Dra. Cátia Antunes
Data: 20 de setembro 2014
Hora: 14h00
Local: Lisboa

Caso queiram participar, por favor contacte-nos através do telefone: 21 418 8407 ou por email: info@ktb.pt e marque já o seu lugar!


O serenoa repens também conhecido por Saw palmetto é uma planta pertencente à familía Arecaceae. O extracto desta planta é utilizado como um inibidor natural das enzimas 5 a-reductases.

O que são as enzimas 5 a-reductases e qual a sua importância?

Estas enzimas são responsáveis pela passagem da testosterona à sua forma ativa, dihidrotestosterona, dentro da célula prostática.

A inibição desta passagem a dihidrotestosterona leva ao não desenvolvimento da próstata na puberdade e ao não desenvolvimento de Hipertrofia Benigna da Próstata no homem adulto. Constatou-se também através de estudos clínicos que a perda de cabelo precoce e com predomínio temporal e central (típico da calvice masculina), assim como na mulher, acontece quando existem níveis elevados de dihidrotestosterona em circulação.

Quais as vantagens do serenoa repens?

O serenoa repens em relação a outros inibidores 5 a-reductases tem grandes vantagens clínicas:

- não interfere com a líbido nem perturba a ereção no homem;
- não interfere na determinação dos níveis do PSA no homem: isto é uma grande vantagem dado que o diagnóstico do Cancro da Próstata inicia-se com a valorização do valor do PSA. ktb

Resumindo, o serenoa repens é uma opção válida e segura para a queda do cabelo quer no homem quer na mulher.

O Serenoa-C é um suplemento alimentar contendo uma combinação de 11 vitaminas, 5 minerais e extracto de serenoa repens.

ktb

ktb
ktb
ktb
ktb
Morada Estrada Nacional 249/1 Edifício SKF, Lote 1, Casal de Alfragide
2720-413 Amadora
Telefone (+351) 214 188 407 / 214 177 672 Telemóvel (+351) 91 439 62 67
Fax (+351) 214 188 409 E-mail info@ktb.pt Site http://www.ktb.pt
ktb
ktb
ktb  
© 2014 - KTB. Todos os direitos reservados.

Arquivo de Newsletters

MenteCorpoSaúde

Adoçantes artificiais

Adoçantes artificiais

Estudos clínicos demonstraram que os adoçantes artificiais estimulam o apetite, aumentam o desejo de ingerir hidratos de carbono e produzem uma varidedade de disfunções metabólicas que promovem a acumulação de gordura e o aumento de peso.

ler mais »

Newsletter do mês

Polimedicação - Newsletter nº53

Polimedicação - Newsletter nº53

Vivemos hoje em dia um enorme e arriscado problema de polimedicação, também conhecido como a “doença do saco”.

ler mais »