Newsletter

   
KTB
show/hide Cesto de Compras (0 items)

Periodontite - Newsletter nº31

30/09/2014

 

ktb  
ktb
ktb
ktb
ktb
Setembro 2014

ktbCuidar da dentição tem tanta importância como cuidar de qualquer outra parte do corpo. Os dentes têm uma importância transversal a muitos aspetos: - iniciam a digestão, facilitando a ação pelas enzimas no trato digestivo - (há que mastigar um mínimo de 30 vezes!); - inseridos na boca fazem parte do “nosso cartão-de-visita” - o sorriso e segundo a visão holística do organismo correspondem a uma das regiões reflexológicas do nosso corpo, ou seja, cada dente corresponde a um órgão do organismo. Querendo isto dizer que a saúde do dente se refletirá no seu órgão correspondente.

Uma das patologias dentárias mais observadas no adulto é a Periodontite. Esta condição clínica quando não tratada levará mais cedo ou mais tarde ao desprendimento dos dentes nas gengivas.

ktb

A Periodontite é então a inflamação e/ou infeção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. Acontece muitas vezes na sequência de uma gengivite não tratada atempadamente. A infeção e a inflamação passam das gengivas para os ligamentos e para o osso que dão suporte aos dentes. A perda de suporte faz com que os dentes fiquem soltos e acabem por cair.

As causas que levam a esta inflamação e/ou infeção das gengivas e consequentemente do periodonto são na maioria das vezes tártaro e placa bacteriana que se vão acumulando entre os dentes e as gengivas, favorecendo a formação de cavidades profundas entre a raiz do dente e o osso subjacente. Estas cavidades acumulam então a placa bacteriana num ambiente sem oxigénio, que estimula o crescimento de bactérias.

Os sintomas mais comuns da Periodontite são descritos como:

ktb Mau hálito
ktb Gengivas com aspeto de um vermelho vivo ou arroxeado
ktb Gengivas com aspeto brilhante
ktb Gengivas que sangram com facilidade (sangram durante a escovação, mesmo que leve)
ktb Gengivas sensíveis ao toque, mas que não doem de outra forma
ktb Dentes soltos
ktb Gengivas inchadas

ktb

Por todos os motivos e aspetos desta doença já mencionados é imperativa a visita ao médico dentista. Com o auxílio deste profissional de saúde será feita uma correta avaliação bem como a aquisição de ensinamentos sobre técnicas de escovagem e aplicação de fio dentário - fundamentais para evitar o agravamento da condição clínica.

Para uma visão mais holística e integrada do tratamento da Periodontite, propomos as seguintes medidas terapêuticas:

HOMEOPATIA

A Periodontite tem subjacente à sua condição clínica a perda de massa óssea. Ora será precisamente esta destruição do osso que levará a que o dente comece por se soltar e cair. A montante do tratamento inflamatório, dever-se-á contribuir para a formação do osso. Para tal a gama homeopática de Sais de Schussler DHU oferece um sal de cálcio - Calcium phosphoricum que irá precisamente atuar na formação deste tecido.

ktb

Segundo o Dr. William Schussler, todas as doenças acontecem por falta de um ou mais sais minerais no organismo. Segundo esta perspetiva, no caso desta doença dentária, seguramente que a falta de fosfato de cálcio está envolvida no processo.

Tomar o Sal nº 2 Calcium Phosphoricum irá por um lado contribuir para o crescimento do periodonto como também levará o organismo a ter uma maior capacidade de absorção do cálcio de uma forma geral.

FITOTERAPIA e outras medidas

ktb Utilização de óleo essencial de Salvia officinallis para a inflamação
ktb Bochechar a boca diariamente com chá de casca de romã
ktb Aplicação de gel de aloé vera
ktb De manhã e à noite antes da escovagem de dentes bochechar por 3 a 5 minutos com óleo de côco ou de girassol
ktb Escolher pasta de dentes à base de calêndula e equinacea e escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia, seguindo-se a aplicação de fio dentário

ALIMENTAÇÃO

ktb Excluir o consumo de açúcar: bolachas, bolos, sumos não naturais, sobremesas, rebuçados, etc.
ktb Não mascar pastilhas elásticas
ktb Não ingerir refrigerantes gaseificados
ktb Evitar alimentos com farinhas refinadas optando pelos integrais

ktb Aumentar o consumo de fruta e legumes com ação anti-inflamatória como o gengibre, chá verde, própolis e açafrão ktb
ktb Ingerir alimentos ricos em cálcio como as oleaginosas, sementes, vegetais de folha verde escura e ervas aromáticas como a salsa
ktb Beber muita água (de preferência natural e fora das refeições).


Aqui seguem 10 factos interessantes...

ktb

1. As crianças da idade da pré-história quase nunca sofriam de cárie porque não consumiam açúcar.

2. Um em cada 2 000 bebés nasce com um dente.

3. Os bebés e as crianças pequenas até à idade de 5 a 6 anos têm 20 dentes de leite. Os adultos apresentam 32 dentes (incluíndo os 4 dentes do siso). Os gatos têm 30 dentes e os cães 42.

4. Um dente de elefante pode pesar até 3 kgs!

5. Os nossos dentes são únicos assim como as impressões digitais.

6. Antes da invenção da pasta dentífrica há cerca de 100 anos atrás, as pessoas utilizavam giz ou carvão moído, sumo de limão, cinzas e uma mistura de tabaco e mel para lavarem os dentes.



ktb
ktb
ktb
ktb

Morada Estrada Nacional 249/1 Edifício SKF, Lote 1, Casal de Alfragide
2720-413 Amadora
Telefone (+351) 214 188 407 / 214 177 672 Telemóvel (+351) 91 439 62 67
Fax (+351) 214 188 409 E-mail info@ktb.pt Site http://www.ktb.pt

ktb
ktb
ktb   © 2014 - KTB. Todos os direitos reservados.

Arquivo de Newsletters

MenteCorpoSaúde

Adoçantes artificiais

Adoçantes artificiais

Estudos clínicos demonstraram que os adoçantes artificiais estimulam o apetite, aumentam o desejo de ingerir hidratos de carbono e produzem uma varidedade de disfunções metabólicas que promovem a acumulação de gordura e o aumento de peso.

ler mais »

Newsletter do mês

Polimedicação - Newsletter nº53

Polimedicação - Newsletter nº53

Vivemos hoje em dia um enorme e arriscado problema de polimedicação, também conhecido como a “doença do saco”.

ler mais »