Newsletter

   
KTB
show/hide Cesto de Compras (0 items)

"Meatless Mondays" - faz um mundo de diferença!

meatlessmonday.jpg

"MeatlessMonday" ou 2ª sem Carne é uma campanha internacional cujo objetivo é encorajar as pessoas a não comerem carne às segundas-feiras para melhorar a sua saúde a a saúde do planeta.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Administração de Alimentos dos EUA encorajava as pessoas a diminuir o consumo de alimentos de primeira necessidade como seu contributo para a guerra. Ao poupar no que comiam, ajudavam as tropas dos EUA assim como as populações da Europa onde escasseava a comida. Esta campanha voltou durante a Segunda Guerra Mundial, apelando às mulheres que ficaram em casa a diminuir o consumo de carne, açúcar e gasolina.

Em 2009, “Meatless Monday” foi reativado, desta vez por razões completamente diferentes. O objetivo agora é de reduzir o consumo de carne vermelha em 15% para melhorar a nossa saúde assim como a do planeta.

Quais os benefícios em não consumir carne pelo menos uma vez por semana?

  • Diminui o risco de cancro: existem centenas de estudos clínicos que demonstram que uma dieta rica em fruta e legumes pode reduzir o risco de cancro. O consumo de carne vermelha e de carnes processadas (fiambres,enchidos etc.) está associada ao cancro do colon.
  • Reduz a doença cardíaca: um estudo recente da conceituada Universidade de Harvard concluiu que substituindo uma dieta rica em gorduras saturadas (carne vermelha, produtos lácteos gordos) por alimentos ricos em gorduras poliinsaturadas (óleos vegetais, nozes esementes) reduz o risco de doença cardíaca em 19%.
  • Combate o Diabetes: a investigação sugere que o elevado consumo de carne vermelha e de carnes processadas aumenta o risco de Diabetes Tipo 2.
  • Controla a obesidade: pessoas que seguem uma dieta com pouca carne ou vegetariana têm significativamente menos peso. Um estudo recente da Imperial College de Londres concluiu que a redução em consumo de carne pode prevenir o aumento de peso a longo termo.
  • Longevidade: o consumo de carne vermelha e carnes processadas está associada ao aumento de mortalidade total, mortalidade por cancro e por doença cardiovascular.
  • Melhora a dieta alimentar: o consumo de leguminosas resulta numa ingestão maior de fibra, proteína, folatos, zinco, ferro e magnésio e numa ingestão menor de gorduras saturadas e totais.

Benefícios para o nosso planeta:

  • Reduz a pegada ambiental: A Organização de Alimento e Agricultura das Nações Unidas estima que a indústria de carnes gere cerca de 20 por cento das emissões gasosas ligadas às alterações climatéricas no mundo. No entanto, a procura por carne vermelha continua a aumentar...! Ao diminuir o consumo de carne pelo menos uma vez por semana vai ajudar a desacelerar este processo. A nossa “pequena” contribuição de evitar carne vermelha durante 1 refeição por semana equivale a 30 a 40 milhões de carros a circularem a menos nas ruas por ano!
  • Diminuir a utilização de recursos de água: as necessidades de água para gado são tremendas, muito mais do que para legumes e cereais. Estima-se entre 6 800 a 9 500 litros de água são necessários para produzir ½ kilo de carne. Enquanto ½ kilo de tofu de soja requer apenas 830 litros.
  • Reduzir a dependência de combustíveis fósseis: aproximadamente 40 calorias de combustíveis fósseis é necessário por cada caloria de carne produzida. Comparado com 2.2 calorias necessárias para cada caloria de proteína à base de plantas. Não nos podemos esquecer que os combustíveis fósseis são formados pela decomposição de matéria orgânica através de um processo que leva milhares de anos. E por este motivo, não são renováveis ao longo da escala do tempo humana, ainda que ao longo de uma escala de tempo geológica esses combustíveis continuem a ser formados pela natureza. O carvão mineral, os derivados do petróleo tais como a gasolina, gasóleo e, ainda, o gás natural são os combustíveis fósseis mais utilizados e mais conhecidos.

Mas porquê à segunda-feira?

Para a maioria de nós, a semana começa à segunda-feira. À segunda-feira passamos da liberdade e falta de rotina para a horário de trabalho e escola. Neste dia definimos as nossas intenções para a semana que segue. Por esta razão, segunda-feira é o dia perfeito para fazer esta mudança para melhorar a sua saúde e a do planeta.

 

Esta campanha está ativa em 29 países neste momento, incluíndo Portugal (www.2semcarne.com) e em fase de crescimento - cada país traz para a mesa a sua cultura, os seus costumes e culinária em forma de pratos confeccionados com legumes e sem carne.

Caso ainda não o tenha feito, pesquise receitas vegetarianas. Ficará certamente surpreendido!

MenteCorpoSaúde

Adoçantes artificiais

Adoçantes artificiais

Estudos clínicos demonstraram que os adoçantes artificiais estimulam o apetite, aumentam o desejo de ingerir hidratos de carbono e produzem uma varidedade de disfunções metabólicas que promovem a acumulação de gordura e o aumento de peso.

ler mais »

Newsletter do mês

Polimedicação - Newsletter nº53

Polimedicação - Newsletter nº53

Vivemos hoje em dia um enorme e arriscado problema de polimedicação, também conhecido como a “doença do saco”.

ler mais »