Newsletter

   
KTB
show/hide Cesto de Compras (0 items)

Náuseas e vómitos devido a quimioterapia

chemo_small.jpg

Náuseas e vómitos são problemas comuns para quem está a fazer quimioterapia.

Estes sintomas, como a maioria das coisas que fazemos, são controlados pelo cérebro. Os vómitos são desencadeados a partir do centro do vómito. A causa mais importante de náuseas e vómitos devido a quimioterapia é a ativação da zona de gatilho quimiorecetora (ZGQ), devido a agentes de quimioterapia a circular no fluxo sanguíneo.

 

Fatores de risco:

  • A probabilidade de sofrer estes efeitos secundários é maior caso tenha sofrido dos mesmos durante tratamentos prévios, caso sofra de enjoo de viagem ou tenha sofrido episódios de vómitos durante a gravidez;
  • É mais comum em doentes mais novos e do género feminino;
  • Em caso de doentes desidratados ou com inchaço (ou seja, em desequilíbrio hídrico), a probabilidade é maior;
  • Obstipação.

 

Fatores ligados à quimioterapia, que também podem influenciar a aparência de náuseas e vómitos:

  • O tipo de quimioterapia utilizado;
  • A dosagem (quanto maior, maior a probabilidade de náuseas e vómitos);
  • Quando é administrado: por ex. se o doente receber 2 medicamentos que causam náuseas e vómitos muito perto um do outro, terá menos tempo de recuperação dos efeitos do primeiro para o segundo medicamento;
  • Como é administrado: por ex. quimioterapia por via intravenosa pode causar náuseas e vómitos de forma mais rápida versus por via oral, porque a medicação por via intravenosa é absorvida muito mais rapidamente;
  • Diferenças individuais: cada doente terá a sua reação à dose e ao tipo de quimioterapia.

 

Tipos de náuseas e vómitos devido a quimioterapia:  

Náuseas e vómitos agudos:

Normalmente ocorre após alguns minutos ou horas após iniciar a quimioterapia. Desaparece dentro de 24 horas. A pior fase destes episódios agudos ocorre 4-6 horas após o tratamento.

Náuseas e vómitos tardios:

Ocorre mais do que 24 horas após o início da quimioterapia e pode durar até 3 dias pós-tratamento. É mais provável com certos tipos de quimioterapia.

Náuseas e vómitos antecipatórios:

É uma resposta condicionada. Parece ocorrer devido a experiências anteriores com quimioterapia. O cérebro liga visualizações, cheiros e sons da sala de tratamento às náuseas e vómitos. Os sintomas começam quando o doente se prepara para iniciar o tratamento antes de receber qualquer medicação. O cérebro antecipa as náuseas e vómitos conforme aconteceu no ciclo anterior.  Aproximadamente 1 em 3 pessoas sofrerá de náuseas antecipatórias e 1 em 10 pessoas sofrerá de vómitos antecipatórios.

 

MenteCorpoSaúde

A Menopausa

A Menopausa

A Menopausa

ler mais »

Newsletter do mês

Polimedicação - Newsletter nº53

Polimedicação - Newsletter nº53

Vivemos hoje em dia um enorme e arriscado problema de polimedicação, também conhecido como a “doença do saco”.

ler mais »